Por que o bitcoin tem tantos números após a vírgula?

Se você já fez uma transação de bitcoin ou viu o valor de algo em bitcoin, deve ter reparado que aparecem muitos números depois da vírgula (ou ponto, dependendo da moeda). Em vez de 1 ou 2 casas decimais como o real ou o dólar, o bitcoin pode ter até 8 casas decimais. Mas por que isso acontece? Vamos entender!

O que é um satoshi?

A menor fração de um bitcoin é chamada de satoshi, em homenagem ao criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. Um satoshi representa 0,00000001 bitcoin. Isso significa que 1 bitcoin pode ser dividido em 100 milhões de satoshis. Essa divisibilidade foi projetada para tornar o bitcoin uma moeda flexível, permitindo que ele seja usado em transações muito pequenas.

Bitcoin é escasso, mas divisível

Uma das características mais importantes do bitcoin é que só existirão 21 milhões de unidades no total. Esse número pode parecer pequeno se comparado à população mundial, mas como o bitcoin pode ser dividido em até 8 casas decimais, ele é muito mais flexível do que parece. Mesmo que o preço de 1 bitcoin atinja valores altos, você sempre poderá comprar ou vender pequenas frações.

Por exemplo, se 1 bitcoin estiver valendo R$ 100.000, você ainda pode comprar 0,001 bitcoin (ou 100.000 satoshis) por R$ 100. Isso torna o bitcoin acessível para transações diárias, mesmo com valores pequenos.

A importância da divisibilidade

Essa alta divisibilidade do bitcoin permite que ele seja usado de várias formas, desde grandes transações financeiras até pagamentos menores, como comprar um café. Se o bitcoin não fosse tão divisível, ele perderia essa utilidade prática. Imagine se só fosse possível transacionar 1 bitcoin inteiro! Seria muito difícil usar a moeda no dia a dia, especialmente com o aumento de valor que ele pode alcançar.

Será que o bitcoin pode ter mais casas decimais?

No futuro, é possível que a rede Bitcoin seja adaptada para permitir mais de 8 casas decimais, caso o valor de 1 bitcoin suba tanto que as frações atuais se tornem impraticáveis. Mas, por enquanto, 8 casas decimais são mais que suficientes para manter a usabilidade do bitcoin em transações globais.

Comparação com outras moedas

Moedas tradicionais como o real ou o dólar geralmente são divisíveis em duas casas decimais (centavos). Isso é suficiente porque esses sistemas têm uma oferta infinita de novas unidades de moeda. Já o bitcoin, com sua oferta limitada, precisa ser mais divisível para garantir que possa ser utilizado por uma ampla quantidade de pessoas, mesmo quando o valor subir.

Conclusão

O bitcoin foi projetado para ser escasso e divisível, com até 8 casas decimais, o que o torna flexível e acessível para transações de todos os tamanhos. A menor unidade de um bitcoin é chamada de satoshi, e sua divisibilidade garante que, mesmo que o valor de 1 bitcoin suba muito, ele ainda possa ser usado para pequenas compras ou grandes transações. Essa característica é o que torna o bitcoin tão prático e adaptável, independentemente do valor que ele atinja no futuro.